Melhor Época

A melhor época para conhecer os deslumbrantes Lençóis Maranhenses é no período das chuvas, entre dezembro e julho, quando as inúmeras piscinas, formadas ao longo de milhares de anos por um raro fenômeno geológico e pela precipitação de águas pluviais, estão mais cheias e refrescantes.

Em algumas lagoas, é possível encontrar peixes e aves migratórias.

Passeios

4×4 nos Grandes Lençóis

Saída em veículo 4×4 com travessia em balsa através de trilhas em areias brancas, lagos e pequenas dunas até chegarmos ao Parque dos Lençóis – APA, onde faremos caminhada no circuito Lagoa Azul ou circuito Lagoa da Esperança (de acordo com o período do ano), com banho de lagoa e contemplação pôr do sol nas dunas.

Voadeira pelo Rio Preguiças

Saída para passeio de lancha (tipo voadeira) pelo Rio Preguiças com parada para caminhadas em Vassouras (Pequenos Lençóis), Mandacaru, para conhecer o Farol de Mandacaru e última parada em Caburé: quase na foz do rio, Caburé é faixa de areia com praias voltadas para o rio e o mar, onde vive uma comunidade alternativa

Lagoas Azul

As lagoas devem estar incluídas no seu roteiro. Para a Lagoa Azul o transporte é carro de tração, percorrendo trilhas, passando por povoado e enfrentando desafios. A viagem de ida e volta leva em média 2h, e a recompensa é garantida. O lugar é lindo e o banho pra lá de refrescante.

Passeio em veículo 4×4 aos Grandes Lençóis – Circuito Lagoa Bonita

Saída em veículo 4×4 para a fazer a travessia (em balsa) e em seguida uma trilha até o início das Dunas, onde subiremos por um morro íngreme de aproximadamente 30 metros com o auxílio de uma corda. Ao chegarmos ao topo, teremos uma linda visão do parque, iniciaremos uma caminhada dentro do circuito Lagoa Bonita para observar diversas lagoas (no período de chuva), e desfrutar de um delicioso banho.

Santo Amaro

Um espetáculo da natureza! Em Santo Amaro ainda é possível encontrar lagoas com água até o início outubro. No percurso passaremos por trilhas fechadas, regiões alagadas e atravessaremos por dentro de pequenos rios. É o portão de entrada para o mais bonito conjunto de lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Dicas

Imperdível

Voo panorâmico sobre os Lençóis Maranhenses. A visão proporcionada por este passeio é inesquecível. Do alto, vê-se a imensidão de dunas brancas entrecortadas pelas lagoas coloridas. Além disso, é possível observar o desenho que o vento faz na areia. E se você quer um contato maior com a comunidade local, sugerimos uma pernoite em Alcântara.

Artesanato

Não deixe de comprar peças de artesanato de palha de buriti.

Energia Elétrica

A voltagem na região é 220V.

Cuidados

Tenha sempre à mão repelente, protetor solar, boné, óculos de sol.

Informações médicas

Não esquecer de levar os remédios de uso obrigatório.

Pacotes

Fotos