Melhor Época

A época de seca é de abril a outubro já o período de chuvas (geralmente não tão intensa) de novembro a março. Logo após estes meses chuvosos as cachoeiras ficam mais cheias e já não há tanto risco de não aproveitar bem o passeio em função do mal tempo.

Entre março e maio, passadas as chuvas de verão, a Chapada está mais verde; e entre maio e setembro, dificilmente chove.

Passeios

Morro do Pai Inácio

O Morro oferece uma vista panorâmica de algumas das elevações mais imponentes da Chapada, como as serras da Bacia, Mucugezinho, Sobradinho, Morrão e Morro do Camelo.

Gruta da Pratinha

Escavada pelo Rio Pratinha, quando este deixa o subsolo e vem à superfície. A gruta da Pratinha tem características das regiões calcárias, com um tom azulado e águas cristalinas, que ao receber a incidência da luz solar toma o tom prateado, daí o nome. Local muito agradável para o banho.

Gruta da Lapa Doce

Situada no município de Iraquara, a 70 km de Lençóis. A travessia de 850 metros no interior da gruta tem a duração de uma hora e meia a duas horas. Nesta gruta podem ser observadas formações como estalagmites, estalactites, espeleotemas, colunas e outras fascinantes belezas.

Rio Mucugezinho

20 km de Lençóis, com caminhada de 20 minutos pela margem do rio. O seu leito de pedras desalinhadas forma várias cachoeiras e saltos, sendo o maior deles o Poço do Diabo, 22 m de queda e um lago muito agradável para banho. Aqui permanecemos por aproximadamente 1 hora.

Poço Encantado

O poço possui 65 metros de profundidade, 110 metros de comprimento e 70 metros de largura de águas cristalinas. A penetração dos raios solares intensifica um colorido azulado devido ao calcário existente no poço.

Cemitério Bizantino

Construção do final do século 19, na entrada de Lençóis. De longe, parecem montinhos de sal sobre rochas mas, ao se aproximar, as formas vão se definindo pontiagudas, góticas, como miniaturas de igrejas e capelas. Caminhe entre as lápides branquinhas durante o dia e, a noite, repare como a iluminação deixa tudo em tons de azul.

Projeto Sempre-Viva / Cachoeiras Tiburtino e Piabinhas

O projeto estuda uma espécie de Sempre-Viva endêmica da região de Mucugê e que está quase em extinção devido à coleta indiscriminada. Na época pós garimpo, a coleta deste tipo de planta foi uma alternativa econômica para os moradores da região. Dentro da área do projeto, existem duas cachoeiras (Piabinhas e Tiburtino) de acesso fácil.

Cachoeira da Fumaça

Uma caminhada de uma hora e meia de subida intensa a partir da Vila de Capão (a 68 km de Lençóis) nos leva à parte alta da cachoeira. De um mirante natural é possível contemplar um palco a 340 m de altura, onde a água da cachoeira parece dançar ao sabor do vento em um espetáculo sem igual.

Cachoeira da Primavera

De fácil acesso a pé pela trilha que leva ao Serrano, esta cachoeira oferece um banho refrescante. Localizada a 2 km da cidade de Lençóis (são 45 minutos de caminhada), a cachoeira da Primavera é o primeiro de uma série de espetáculos que a natureza local oferece. Com cerca de 6 metros de altura, formada pelo riacho Grisante, um afluente do Rio Lençóis, a Cachoeira Primavera é uma permanente, com água gelada e forte, ótima para massagear o corpo.

Cachoeira do Buracão

Próximo ao município de Ibicoara, este é um dos locais mais belos da Chapada que foi descoberto em 2001 por um pequeno grupo de turistas. Com mais de 100 metros de queda em forma circular e um impressionante cânion sinuoso, a cachoeira do Buracão é daqueles lugares de tirar o folêgo. Após a vista por cima da queda, é possível atravessar o cânion para ver a cachoeira por baixo.

Cachoeira do Sossego

Faz parte do rio Ribeirão. A intensidade da trilha é forte e o caminho é pelas pedras no leito do rio (a 7 km de Lençóis). Há pontos interesssantes ao longo de todo o caminho, tais como antigas áreas de garimpo de diamantes, paredões com dobras geológicas interessantes, plantas e flores de variadas espécies. Ao final de um cânion estreito no rio Ribeirão está a primeira queda com cerca de 15 m e um belo poço de águas escuras, ótimo para um mergulho.

Gruta da Lapa Doce

Em uma travessia de 1 km por dentro da gruta, pode-se observar uma grande quantidade de formações como estalactites, estalagmites, cortinas, etc (a 70 km de Lençóis). Diferencia-se da maioria das cavernas da região por ser ampla, arejada e quase toda plana. De suas formações destacam-se os lagos de travertinos, as cortinas, as asas de anjo e o lustre, bem como um rio que deságua na Pratinha.

Ribeirão do Meio

Uma trilha moderada leva até o tobogã natural formado pela corredeira que desce sobre lages de pedras escorregadias e forma uma enorme piscina natural. Juntamente com a Cachoeira Primavera e Poço Halley ou Poço Paraíso, o atrativo faz parte do chamado “roteiro das cachoeiras”, a cerca de 4 km de Lençóis.

Dicas

Imperdível

Cachoeira do Buracão a mais bonita do Brasil fica como dica imperdível.

Gastronomia

A culinária local apresenta influências dos hábitos de escravos e garimpeiros que viveram por lá nos séculos XVII e XVIII, respectivamente. Experimente o Godó de Banana (um ensopado de carne seca, quiabo e bananas); o Cortado de Palma (uma espécie de cacto cortado em pequenos pedaços, temperado e refogado) e o Angu à moda do Escravo (polenta com carne de porco picada e mamão verde).

Cuidados

Os trekkings realizados no Parque Nacional exigem o acompanhamento de guias experientes e equipamentos adequados. Boa parte dos poços da Chapada tem águas escuras que dificultam a observação de pedras submersas. Assim, evite mergulhar de cabeça para não correr riscos de acidentes graves.

Natureza

Para quem gosta de orquídeas, nos meses de Fevereiro e Março são os mais indicados.

Trilha do Pati

Para fazer a trilha do Pati a melhor época é no meio do ano.

Cuidados

Tenha sempre à mão repelente, protetor solar, boné, óculos de sol. Bota de trilha também não pode faltar.

Evento

Para quem curte música, o maior evento da Chapada Diamantina, acontece, em geral, no feriado de 12 de outubro e conta com a participação de artistas consagrados e bandas regionais.

Pacotes

Fotos