Melhor Época

Entre os meses de dezembro a março, é o período das chuvas, quando a vegetação está verde, os animais aparecem, pois têm alimento de sobra; o nível dos rios está alto e as cachoeiras estão caudalosas.

Já entre maio e agosto é a época em que os rios estão mais cristalinos e com  muitos peixes porém os campos estão secos, as queimadas são constantes e a fauna foge atemorizada para pastagens melhores.

Passeios

Gruta do Lago Azul

A caverna que possui em seu interior um lago de água cristalina e azulada foi descoberta por um índio Terena em 1924. Os raios de sol penetram no lago, de cerca de 90 metros de profundidade, provocando um efeito visual incrível, incrementado pelos espeleotemas. Para acessá-la é preciso fazer uma breve trilha na mata e passar por uma descida de 100m. Acredita-se na existência de um rio subterrâneo que alimenta o lago. Não é permitido banho no local nem a entrada de crianças menores de 5 anos.

Bóia Cross

Após uma pequena caminhada pela mata ciliar, a aventura tem início nas corredeiras do Rio Formosinho em bóias individuais por 7 km. A água cristalina permite que se observe os peixes e o leito do rio com a mesma facilidade com que se vê a fauna e a flora da mata ciliar. O passeio é feito a 6km de Bonito e é indicado para crianças acima de 6 anos de idade e adultos de qualquer idade.

Passeio de bote no Rio Formoso

Passeio em botes de borracha com capacidade para até 12 pessoas, num percurso de 6 Km por um dos principais rios da região. O passeio passa por três cachoeiras e duas corredeiras e, quando em águas tranqüilas, é possível nadar e mergulhar. Pode-se avistar diversos pássaros e animais na margem do rio. O desembarque ocorre na Ilha do Padre onde há infraestrutura com decks, sanitários, vestiário, bar, lanchonete e restaurante.

Rio Sucuri

Situado na Fazenda São Geraldo, a 18 km de Bonito, oferece flutuação de cerca de 50 minutos em suas águas cristalinas. O passeio inicia-se com caminhada por trilhas e mirantes em meio à mata ciliar e um breve treinamento dentro d´água. O retorno à sede da fazenda é feito de carro. O local oferece ainda restaurante, passeio de bibicleta, quadriciclo e cavalgada.

Buraco das Araras

Trilha ao redor de uma colina com 124 metros de profundidade e 160 metros de diâmetro, que possibilita uma visão panorâmica de seu interior, onde as araras-vermelhas e outras aves retornam ao final do dia. Em seu fundo encontra-se um grande lago e alguns répteis. A sua fauna e flora são bem particulares. Está localizada a 58 km da cidade de Bonito, no caminho para o Rio da Prata.

Abismo Anhumas

Situada a 23km de Bonito, é o local ideal para a prática de rapel. Descida de 72 metros de altura, por fenda em rocha, que leva a uma extensa caverna com magníficos espeleotemas e a um lago de águas cristalinas de 80 m de profundidade. Lá também se pratica o mergulho livre ou autônomo (descida até 18m permitida a quem possui certificado) para a observação das incríveis formações de calcário. Para garantir a segurança dos participantes, é realizado um treinamento específico e as atividades são feitas em grupos reduzidos.

Aquário Natural

Lago cristalino que oferece visão de vários peixes ornamentais e plantas aquáticas. A flutuação é feita num percurso de 800 metros na Reserva Ecológica Baía Bonita, a 6km de Bonito. Também é possível acompanhar o grupo em um barco de apoio e o passeio continua por trilha na mata ciliar para observação de animais, piscinas naturais e cachoeiras. Na sede há também tirolesa, bar, restaurante, piscina para treinamento de mergulho e museu de história natural.

Cachoeira Boca da Onça

É a maior do Estado, com 156 metros de altura. Passeio feito por trilha de 4 km (cerca de 3h de caminhada), passando por diversas cachoeiras e piscinas naturais. No local pode ser praticado o rapel de plataforma, uma descida de 90 metros de altura em negativo, isto é, sem o apoio dos pés na rochas. A atividade proporciona um visual fantástico do Cânion do rio Salobra e ocorre após orientações no Centro de Treinamento prático na cidade de Bonito ou na sede da fazenda.

Estância Mimosa

A fazenda possui 400 hectares e fica a 24 Km de Bonito. Oferece uma trilha interpretativa pela mata ciliar do Rio Mimoso em cujo percurso são visitadas cerca de 8 cachoeiras, pequenas grutas, mirantes e piscinas naturais. Há ainda boas chances de se observar animais silvestres, além das árvores centenárias, orquídeas e bromélias que complementam o cenário. Há cavalgadas como passeio opcional e restaurante com pratos e doces regionais.

Dicas

Reservas

Como cada passeio tem um número máximo de visitantes por dia, o ideal é efetuar as reservas com antecedência.

Protetor Solar

O protetor solar e o repelente não poderão ser utilizados ao visitar alguns atrativos, afim de manter a conservação das águas e peixes.

Cuidados

Tenha sempre à mão repelente, protetor solar, boné, óculos de sol. Bota de trilha também não pode faltar.

Vacina

Recomenda-se tomar a vacina contra a febre amarela pelo menos dez dias antes da viagem, bem como a atualização da vacina antitetânica. É necessário o comprovante de vacinação.

Evento

Para quem curte música, o Festival de Inverno, que acontece no final de julho, é uma ótima oportunidade para estar na cidade.

Imperdível

Do meio de dezembro ao início de fevereiro o sol incide na Gruta do Lago Azul, tornando a visão do lago ainda mais exuberante.

Pacotes

Fotos

FOTOS: Bonito Way